sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O futuro, no outdoor, se anuncia luminoso


Dinheiro, bens e status social são alguns dos itens oferecidos nos vários outdoors luminosos espalhados pelo mundo. Tais outdoors, além de vender, fomentam sonhos e ilusões publicitárias de uma felicidade palpável e acessível por meio do poder aquisitivo.

Em contraste a esta ótica, sobretudo, materialista, têm-se os sentimentos, os conflitos e os anseios humanos que, por serem em sua essência espirituais e imateriais, dão característica de humanidade aos indivíduos. São questões, por conseguinte, que, muitas vezes, fogem da realidade tecnológico-mecanicista que nos é apresentada cotidianamente.

Numa tentativa de definição prática, a felicidade consiste no bem-estar e no contentamento humano, sendo, por isso, uma espécie de entidade criada pelo homem com o intuito de dar motivo a existência e a vida humana. Logo, o sentimento de ventura está atrelado às relações do indivíduo consigo mesmo e com os outros, e não com as coisas criadas por ele.

Entre estas criações estão os padrões socialmente aceitos de felicidade, os quais implicam certo alijamento dos indivíduos que, porventura, não agirem de acordo com estes parâmetros pré-estabelecidos. O que resulta numa pressão social que interfere no comportamento humano, haja vista o homem ser naturalmente político e sociável, como bem disse o teólogo Tomás de Aquino; surgindo daí a necessidade de interação e associação para assegurar a satisfação de suas necessidades físicas e metafísicas.

2 comentários:

Uljota disse...

E o outdoor, no futuro, se anuncia luminoso?

Nair disse...

Felicidade é algo estranho porque a maioria das pessoas usa sem nem saber o que é. Se perguntarmos o que é felicidade, vamos ter respostas estranhas, respostas confusas, negações, não-respostas, e dificilmente chegaríamos perto do conceito de felicidade. Sem sabermos o que é felicidade, confiamos a outros para nos dizermos a resposta, e esquecemos que os outros também não sabem, sem nos darmos conta que felicidade é apenas uma palavra.
A palavra "felicidade" anuncia um estado interminável, quase ameaçador, que virá depois de muita luta e esforço - e quando isto não se concretiza, as pessoas não compreendem o por que e passam a acreditar que este sentimento é uma ilusão, sem refletir que ser feliz é diferente de 'alcançar a felicidade'. Ao menos no meu conceito, felicidade não se alcança; ela está lá, esperando que você a aceite, pacientemente. E eis porque alguns têm tão pouco e são tão felizes.

E já dizia Chico: E pela minha lei a gente era obrigado a ser feliz.

Porra, escrevi a bíblia aqui.